Os controladores de movimentos não são nenhuns estranhos neste universo dos videojogos, e uma das primeiras aparições deste género de controladores foi em
1989 com a
Power Glove para a
Nintendo Entertainment System. Nesta geração de videojogos, a mesma
Nintendo decidiu apostar forte na diferença e assim criou a
Nintendo Wii, uma plataforma que apesar de possuir uma performance inferior à competição, consegue roubar hoje em dia a maior quota de mercado graças aos seus controladores de movimentos e à simplicidade dos seus jogos. Com esta jogada bem conseguida por parte da
Nintendo, ambas
Sony e
Microsoft tentam a sua sorte com a suas consolas, PS3 e
Xbox 360, adicionando os periféricos,
PlayStation Move e
Kinect, este último que iremos analisar em seguida.
Ao abrirmos a caixa pela primeira vez, vamos ter um contacto visual imediato com o periférico, que apresenta uma cor preta, e que possui um comprimento horizontal de cerca de
25cm e uma altura em cerca de
5cm. O
Kinect pode ser ligado directamente nas plataformas
Xbox 360 modelo
S, com uma entrada especial que possui atrás cor-de-laranja, mas se possuem um modelo anterior da plataforma, então não se preocupem. Devido ao
Kinect necessitar de uma voltagem específica para funcionar, encontra-se disponível também na caixa um transformador para esse propósito e para assim funcionar nestes modelos anteriores da
Xbox 360. Antes de sequer começarem a montar o periférico, é necessário possuir um espaço entre
1,5 a
3,5 metros de distância completamente livre de todo e qualquer objecto que possa obstruir a detecção do periférico. Infelizmente em certos quartos ou até mesmo lares vai ser complicado arranjar o espaço necessário, por isso mesmo antes de o comprarem, tentem calcular o espaço do vosso sítio predefinido.
Ao montarem o vosso
Kinect pela primeira vez, a consola irá necessitar de fazer um update obrigatório para tornar o aparelho funcional. Antes de começarmos a funcionar com o aparelho, vai-nos ser fornecido um tutorial rápido sobre o funcionamento básico do aparelho. Tal como a
Microsoft afirma, nós somos o comando, e sendo assim, toda a interacção que iremos exercer vai ser com movimentos do nosso corpo. Ao entrarmos no dashboard, na zona inferior do lado direito vai aparecer um pequeno ecrã que mostra a detecção do aparelho, e para interagirmos no dashboard com o
Kinect, basta acenarmos com o braço de uma forma activa e assim iremos passar para um dashboard mais acessível. No dashboard vamos então navegar pelos menus apenas com uma mão, sendo que iremos com essa mão controlar o cursor que irá estar disponível no ecrã. Das opções que iremos ter disponíveis no ecrã tal como meter o jogo dentro da consola a correr ou então escolher canais como
Kinect Video, é necessário manter o cursor em cima dessa opção durante uns pequenos segundos. Dentro do dashboard existem duas páginas, uma com aspectos importantes como correr um jogo,
Kinect Video e outros, e na seguinte página encontra-se os pontos mais pessoais como lista de amigos, e afins. Para mudar entre páginas, basta colocarmos o cursor em cima da seta situada no lado esquerdo do ecrã,
e fazer um movimento súbito com o braço para a direita, algo bastante simples e bem conseguido. Infelizmente certos sítios importantes como o
Xbox Live Marketplace não estão disponíveis para navegar com
Kinect.
Disponível para download gratuitamente, vai ser o software
Kinect Video, e que permite comunicar com outras pessoas via
Kinect por áudio e vídeo. Para além da simples comunicação entre amigos da nossa lista do
Xbox Live, vamos também poder comunicar entre contactos que estejam na nossa lista do
MSN Messenger, sendo possível criar uma sessão de áudio e vídeo com estas pessoas que estejam online no seu computador. A comunicação entre
Kinects na
Xbox 360 também oferece a possibilidade de ver vídeos ou ouvir música em simultâneo, sem quebrar o contacto com esta pessoa, e noutros países com o sistema disponível, ver canais de televisão, noticiário ou até desporto. É possível com o
Kinect Video comunicar com uma pessoa que não possua o periférico, com a simples desvantagem de não poder ser vista que esteja do outro lado.
Passando do dashboard para o que realmente interessa, os jogos, foi possível experimentar alguns jogos como
Kinect Adventures,
Kinectimals e até
Dance Central, e assim testar a compatibilidade e outros aspectos do aparelho. O jogo que mais se destacou pela positiva devido à sua compatibilidade e divertimento elevado foi sem dúvida o jogo
Dance Central da companhia
Harmonix. Neste jogo vamos ter que imitar os passos de dança que são apresentados no ecrã, sendo necessário imitá-los com a máxima eficácia para assim ganharmos uma maior pontuação. Outros jogos como o
Kinect Adventures dão uma nova vertente ao periférico, onde é necessário uma maior interacção do que o normal. Neste jogo vamos fazer todo o género de movimentos como saltar, baixar, esticar os membros e fazer movimentos muito rápidos, e na detecção de todos estes movimentos, não foram descobertos grandes problemas. O já falado
LAG irá notar-se bastante no jogo
Kinect Adventures em toda e qualquer situação que implique que a personagem imite os nossos movimentos, mas que não se mostra uma barreira que impeça a jogabilidade de uma forma muito prejudicial.
Em geral,
Kinect é um periférico com um potencial enorme mas que neste momento não se encontra a ser explorado da melhor maneira. Pelo preço de
149,99€ e com simples jogos que demonstram mais o funcionamento do periférico do que propriamente projectos interessantes, o
Kinect ainda tem muita vida pela frente com vários géneros a abranger. Se são jogadores casuais e que apenas pretendem se divertir entre família e amigos, então o
Kinect é neste momento o aparelho para vocês, mas agora se estão à procura de uma experiência mais hardcore e estão reticentes na compra, então é preferível esperarem mais um tempo para ver o que o tempo irá proporcionar ao periférico.
Entretanto, podem ficar aqui com as especificações técnicas do
Kinect:
Especificações técnicas
Sensor - Lentes com detecção de cores e profundidade
- Microfone de voz
- Motor de inclinação para ajuste do sensor
Campo de visão - Campo de visão horizontal: 57 graus
- Campo de visão vertical: 43 graus
- Alcance físico da inclinação: ± 27 graus
- Alcance do sensor de profundidade: 1.2m - 3.5m
Fluxo de dados - 320x240 16-bit depth a 30FPS
- 640x480 32-bit colour a 30FPS
- 16-bit audio @ 16 kHz
Sistema de seguimento do esqueleto - Segue até seis pessoas, incluindo dois jogadores activos
- Segue até 20 ligações por cada jogador activo
- Capacidade de ligar os jogadores activos com os Avatares do Xbox LIVE
Sistema de áudio - Chat e in-game chat no Xbox Live (requer subscrição Xbox LIVE Gold)
- Sistema de eliminação de eco, melhorando a entrada de voz
- Reconhecimento de diversas línguas por voz
Análise vista aqui: http://ez.mygames.pt/xbox360/outros/kinect/analise/kinect-2369/
1 comentários:
Boa Noite . Eu queria oferecer o Medal of Honor ao meu namorado no Natal p/ a ps3 , mas o problema é que eu não sei qual é diferença entre o Medal of Honor e o Medal of Honor limited edition . Será que dava para me dar uma ajuda ?
Obrigada
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